Projetos com Containers

Em tempos onde a sustentabilidade é a palavra chave na construção civil e na vida das pessoas, uma nova maneira de pensar no reuso de containers abandonados está ganhando cada vez mais espaço. Criados na década de 50 com o objetivo de transportar mercadorias entre países de forma mais eficiente, eles estão sendo empregados na construção civil em diversas funções. Há um grande acúmulo de containers que já serviram para o transporte e são descartados pelo fato de o custo de utilizar um novo ser mais compensatório em relação a restaurar e reutilizar um elemento antigo. (1)

Pensando nisso, sua aplicação foi ganhando mais espaço nos canteiros de obra, servindo desde local para depositar os materiais até espaços de moradia ou comércio. Parte disso também é facilitada pelo fato de a fabricação dos containers ser modular e padronizada e, em função de serem muito resistentes e levianos, apresentam facilidade de transportar e manusear. Os baixos custos com a execução são outro fator que ajudam a popularizar o uso dos containers, que reduzem a mão-de-obra, o emprego de materiais complementares e simplificam o preparo de fundação e os arranjos estruturais.

20mai16_capa_container-612x336
Restaurante Madero Container. Fonte

Por ter o aço como principal material empregado, o revestimento do container é um bom condutor térmico, fazendo com que seu interior mantenha a temperatura elevada ao ficar exposto ao sol. Sabendo disto, sua preparação com isolamento térmico antes do uso deve ser muito bem pensada a fim de reduzir custos com a energia necessária para resfriar o local, levando em conta o meio em que está sendo inserida. O uso de materiais térmicos nas paredes e teto como lã de pet e de rocha, podem ser aplicados associados a uma pintura reflexiva ou um teto verde, que auxiliam a barrar do calor. Além disso, o aço também deve receber tratamento específico caso fique muito exposto às intempéries e, especialmente, se possuir influência da maresia, o que pode levar à diminuição de sua vida útil.

1.jpg
Tetris Hostel em Foz do Iguaçu, Paraná. Fonte

Apesar do investimento em um bom método para isolá-lo e protege-lo, o container apresenta grande facilidade na realização de recortes em sua estrutura, possibilitando uma maior versatilidade em obras de ampliação ou reforma. Eles podem ainda, serem empregados em construções com mais de um pavimento, de modo empilhado, ou podem serem dispostos lado a lado a fim de expandir sua metragem.

apartamento-container-17
Moradia estudantil na França. Fonte

Cabe destacar que, assim como em construções de alvenaria ou madeira, os containers necessitam de projetos hidráulicos e elétricos complementares. Ao utilizá-lo em obras civis, torna-se imprescindível contratar um arquiteto e um engenheiro, pois como em toda obra, só eles são capacitados e tem a autorização para lidar com esse tipo de construção.

Com o exposto é possível perceber que o emprego dos containers nas construções permitem grande versatilidade, apesar do tratamento específico que deve ser dado a eles. Com uma mão-de-obra experiente e o auxílio de profissionais habilitados, a arquitetura com containers torna-se uma opção atrativa tanto financeira, quanto esteticamente.

_______________________

Se você gostou deste conteúdo ou tem alguma sugestão sobre temas a serem apresentados aqui ou sobre formas de melhorar o blog, comente ou entre em contato. Sua opinião é muito importante para nós!

Caso esteja interessado em um projeto arquitetônico, estudo de viabilidade ou projeto de interiores, nossa equipe terá o maior prazer em atendê-lo!
Acesse nosso site e conheça mais sobre o nosso trabalho e os serviços que oferecemos:
www.curvo.com.br

Logo.png

(47) 32687194

curvoarquitetura@hotmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s