5 Projetos Criativos de Hotéis

O desenvolvimento de um bom projeto arquitetônico e de interiores para qualquer empreendimento comercial pode influenciar no seu sucesso. Os projetistas podem influenciá-lo de modo positivo ao pensar em propostas inovadoras, de caráter extraordinário, para impressionar e atingir o público de uma maneira única, criando experiências exclusivas e inovadoras. Separamos neste post cinco projetos de hotéis criativos pensados para um público específico, apresentando propostas de design inovador sem perder a essência de acomodar com conforto e receptividade os hóspedes. Confira a seguir:

Botel – Amsterdã, Holanda

O barco hotel localizado em Amsterdã tem sua arquitetura inspirada, segundo seu arquiteto Jord den Hollander, em chaminés de transatlânticos. Assim, o letreiro semelhante a elas foi disposto sobre o edifício escalonado e, suas granes dimensões (6,5m de altura), possibilitaram a criação de cinco quartos dentro das letras, o que compõe o diferencial do hotel.

Vários designers foram contratados para tornarem esse desafio uma experiência incrível, criando quartos com diferentes temas em cada uma das letras. Na B foi desenvolvida uma pista de patinagem, na O a inspiração veio do livro “L’Histoire d’O”, na T foi criado um camarote para o capitão do hotel, na E surgiu o menor cinema dos países baixos e na L surgiu um oásis elegante e minimalista.

BOTEL_exterior_-_photo_Marcel_van_der_Burg_copy.jpg
Barco Hotel Botel. Fonte
BOTEL_interior_B3_-_photo_Marcel_van_der_Burg_lowres_copy.jpg
Quarto minimalista. Fonte
BOTEL_interior_B1_-_photo_Janiek_Dam_copy.jpg
Quarto Skatista. Fonte

New Hotel – Atenas, Grécia

O novo hotel construído em Atenas teve seu projeto de interiores desenvolvido pelos designers brasileiros Humberto e Fernando Campana, os Irmãos Campana, que utilizaram um conceito de decoração sustentável e artesanal.  A restauração do antigo Palace Olympic Hotel se deu através de uma parceria dos Campana com 20 alunos do curso de arquitetura da Universidade de Tessália. A inspiração para decorar os 79 quartos e os espaços comuns do hotel, veio através dos temas da Grécia com uma mistura cultural brasileira de cores fortes e materiais rústicos, valorizados pela iluminação natural proveniente das grandes aberturas na edificação.

NEW-TASTE-Restaurant-ARea.jpg
Restaurante com colunas revestidas com pedaços de madeira colados. Fonte
new-hotel_room-407_0526.jpg
Quarto com chão e mesas em bambu e cores contrastantes. Fonte
new-hotel-studio-rooms-bathrooms
Banheiro com pia feita de latão em formato de rocha. Fonte

Prizeotel – Bremen, Alemanha

O hotel localizado na bela cidade de Bremen teve o seu design assinado pelo arquiteto egípcio Karim Rashid, grande nome do design contemporâneo. O hotel que tem o intuito de oferecer preços acessíveis aliado a um design interessante e a agradáveis experiências, convidou o arquiteto para dar um diferencial nos ambientes fazendo com que os visitantes tenham uma experiência única ao comprovar que é possível executar um bom projeto a baixo custo sem perder as características estéticas e o conforto.

Tendo em vista o baixo orçamento, Karim encontrou nos materiais recicláveis como azulejos e tapetes de baixo custo a solução para criar suas peças criativas. A ideia do arquiteto é diminuir a quantidade de mobiliário e investir em sua qualidade, destacando-os com cores vibrantes em meio as paredes de cores neutras, como trabalha na maioria de seus projetos. Além do projeto de interiores, o arquiteto foi quem selecionou o shampoo, o cheiro do material de limpeza e a música do som ambiente e desenvolveu um sistema onde o hóspede pode assistir seus filmes, conhecer a cidade de Bremen e até fazer seu check-out através da TV do quarto, aliando inúmeros recursos para construir uma identidade para o local.

csm_lobby-prizeotel-bremen-23_c905915211.jpg
Hall de entrada. Fonte
csm_rollstuhlgerechtes-zimmer-prizeotel-bremen-100_b5dd6fb3ac.jpg
Quarto acessível. Fonte

Yoo2 – Rio de Janeiro, Brasil

Realizado pelo arquiteto Philippe Stark em parceria com o empresário John Hitchcox, o hotel Yoo2 foi inaugurado em 2016 na praia de Botafogo, Rio de Janeiro, e tanto o seu projeto de interiores, como as peças de design que o compõem foram desenvolvidos especialmente para ele. Os apartamentos apresentam, além de uma vista privilegiada para o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e a Baía de Guanabara, aspectos da arquitetura carioca reunidos em mais de 6 tipos de ladrilhos e vários papéis de parede inspirados na cultura local.

As paredes das suítes em concreto queimado e os ladrilhos no piso, associadas as peças de design, criam um ambiente sofisticado e contemporâneo, assinados pela arquiteta Melina Romano, compondo um local perfeito para quem deseja ter novas experiências e aproveitar a cidade maravilhosa, curtindo suas melhores ambiências desde o interior de seu quarto até a vivência urbana que a localização privilegiada do hotel possibilita.

Rooftop Bar Terrace.jpg
Vista do Rooftop para o Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara. Fonte
Bossa n Sugar Room Official.jpg
Vista para o Cristo Redentor de um dos quartos. Fonte

Yas Viceroy Abu Dhabi Hotel – Abu Ghabi, Emirados Árabes

Contando com 499 acomodações, 11 restaurantes e um spa luxuoso, o Yas é o primeiro hotel a ser construído dentro de um circuito de Fórmula 1, inovando os padrões de hotelaria. (1) Inaugurado em 2009, o edifício que levou dois anos para ser construído é composto por duas torres de 12 andares, uma construída sobre uma Marina e outra sobre o citado circuito. A ligação entre as torres é feita através de uma ponte em vidro e aço e estas são cobertas por uma impressionante estrutura curva em aço composta por um conjunto de iluminação em Led, que permite que o hotel assuma uma fachada mutante ao longo do dia. (2)

yas-harbor-night-1280x720.jpg
Yas Viceroy Abu Ghabi Hotel. Fonte

No rooftop está localizada as duas piscinas do hotel próximas a dois bares e um lounge, além do badalado bar SkyLite no terraço, um descolado nightclub que possui uma maravilhosa vista do pôr do sol.

yas-terrace-1280x720.jpg
Terraço do Yas Viceroy. Fonte

Seja diferenciando-se por sua arquitetura ousada, pela comunicação com a natureza ou com vistas privilegiadas, ou ainda por interiores ousados e peças de design assinadas que conferem sofisticação aos ambientes, é importante que os projetos para hotéis assumam a praticidade e uma estética adequada para seu conceito. Aqui foram expostas ideias desde as mais conservadoras, até as mais ousadas, exemplificando que, independente do contexto ou do respaldo financeiro, é possível executar bons projetos para edificações deste tipo.

__________________________

Se você gostou deste conteúdo ou tem alguma sugestão sobre temas a serem apresentados aqui ou sobre formas de melhorar o blog, comente ou entre em contato. Sua opinião é muito importante para nós!

Caso esteja interessado em um projeto arquitetônico, estudo de viabilidade ou projeto de interiores, nossa equipe terá o maior prazer em atendê-lo!
Acesse nosso site e conheça mais sobre o nosso trabalho e os serviços que oferecemos:
www.curvo.com.br

Logo.png

(47) 32687194

curvoarquitetura@hotmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s