O papel da iluminação na arquitetura

A luz detém de um papel que influencia o ser humano de várias maneiras, em todas as horas do dia, atuando sobre a sensação de conforto visual, bem estar, entre outros aspectos. Através dela pode-se visualizar as qualidades presentes no espaço, aquecer-se e sofrer inclusive alterações psicológicas pela sua falta ou presença excessiva. Além disso, visando a sustentabilidade e a eficiência energética, a luz natural vem sendo cada vez mais utilizada com a adoção de várias estratégias para reduzir o uso de iluminação artificial, diminuindo custos e tornando os ambientes igualmente confortáveis e aconchegantes. Outra alternativa que também tem se popularizado é a iluminação em LED, tendo em vista a maior durabilidade das lâmpadas o menor consumo energético e a maior capacidade de iluminância.

Seja nas residências ou nos comércios, além da escolha das lâmpadas e da forma de iluminação, a disposição da iluminação deve ser estudada com precaução para se adequar às necessidades presentes, seja ela de iluminação geral ou específica, de caráter decorativo ou funcional. A composição com pendentes, luminárias de iluminação amarelada e abajures, por exemplo, podem auxiliar na criação de um ambiente mais aconchegante e relaxante.

Em locais que recebem uma quantidade excessiva de luz natural, por sua vez, pode-se optar pelo emprego de elementos que barrem a entrada direta dos raios solares sem bloquear a entrada de luz, aproveitando as horas de iluminação natural. Neste sentido, elementos construtivos muito utilizados nas obras do movimento moderno como os brises, as bandejas de luz e as aberturas zenitais ainda se mostram boas alternativas para fazer o controle de iluminação, assim como elementos naturais aplicados próximos às aberturas, a exemplo dos recursos hídricos e da vegetação aplicada perto das aberturas.

CasaAbril.jpeg
Uso de brises para filtrar a luz natural. Fonte
07_-_Carlos_Chen.jpg
Exemplo de filtro de iluminação criado pela vegetação aliado a uma tela solar. Fonte

O ideal em um projeto de iluminação, portanto, é o equilíbrio tanto entre luz natural e artificial, quanto entre as diversas temperaturas de luz. Desta maneira, durante o dia pode-se aproveitar a iluminação natural complementada pela iluminação artificial, quando necessário, enquanto à noite torna-se imprescindível um bom projeto luminotécnico tanto para evidenciar os pontos de interesse no espaço, como para facilitar as atividades a serem desenvolvidas neste. A disposição, a quantidade de luz e a temperatura da cor também variam de acordo com as funções do ambiente; locais que abrigam atividades de trabalho devem possuir uma iluminação geral que evite a projeção de sombra sobre as superfícies e reproduza fielmente as cores, enquanto locais de lazer e descanso podem contar com iluminação mais amarelada e menos potente.

ii
Iluminação diurna no ambiente, com luz natural e artificial. Fonte
f9b8a53a81c0d8622064678837e42fa3
Iluminação artificial no ambiente durante o período noturno. Fonte
b17f70e690276c4519c0b1216604f4f2.jpg
Diferença da iluminação quente, para área de descanso, e a fria em locais de trabalho. Fonte

Quando bem utilizada, a iluminação – que pode exercer função cênica e/ou funcional – tem o poder de modificar o ambiente e setorizar suas atividades, porém, se esta não receber atenção adequada, o ambiente pode trazer sensações de desconforto. Sabendo de todas essas características e do poder que uma boa iluminação exerce sobre os ambientes, o escritório Curvo pode te ajudar a compor um projeto luminotécnico eficiente e inteligente. Conte conosco para reformar ou construir sua residência ou comércio!

_____________________

Se você gostou deste conteúdo ou tem alguma sugestão sobre temas a serem apresentados aqui ou sobre formas de melhorar o blog, comente ou entre em contato. Sua opinião é muito importante para nós!

Caso esteja interessado em um projeto arquitetônico, estudo de viabilidade ou projeto de interiores, nossa equipe terá o maior prazer em atendê-lo!
Acesse nosso site e conheça mais sobre o nosso trabalho e os serviços que oferecemos:
www.curvo.com.br

Logo.png

(47) 32687194

curvoarquitetura@hotmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s