Intervenções Urbanas Efêmeras

A dinâmica acelerada do cotidiano atual faz com que muitas vezes inúmeras características das cidades, sejam elas boas ou ruins, passem despercebidas. As intervenções urbanas, termo que designa “os movimentos artísticos relacionados às intervenções visuais realizadas em espaços públicos” (1) surgem, neste sentido, com o papel de provocar um abrir de olhos para as inúmeras questões que competem a todos nas cidades. As obras efêmeras que estas intervenções originam tem o caráter de provocar mudanças em um determinado local e podem assumir diversas escalas, desde adesivos colados em postes de luz até grandes obras de arte.

Desta forma, artistas de diversos ramos acabam sendo autores de intervenções, que, por menores que sejam, podem tomar grande repercussão e atingir um público imenso. Alguns arquitetos se destacam neste sentido, como a arquiteta Adriana Iuri que se associou à fotógrafa Tatiana Giustino para espalharem fotografias em postes ou árvores a fim de despertar novos olhares na cidade.

PegueFoto_interna.jpg
Fotos amarradas em árvores e postes. Fonte

Outro exemplo de intervenção urbana de pequena escala são as árvores enfeitadas pela gaúcha Letícia Matos, que confeccionou pompons coloridos e fixou-os a fim de colorir a cidade e exaltar a importância e a valorização dos trabalhos manuais pela sociedade.

arvorehaddock.jpg
Pompons coloridos nas árvores. Fonte

O grafite também é uma manifestação onde o artista possui infinitas possibilidades de expressão representadas em prédios, muros e mobiliários urbanos que levam cor e identidade ao local. Utilizados como forma de revitalização e, muitas vezes, de crítica social, os temas escolhidos para as intervenções abordam política, humor e demais reflexões sobre a sociedade, encontrando em artistas como Eduardo Kobra, Banksy e Os Gêmeos, grandes expoentes.

city-love-rainbow-nyc
Pintura do artista Eduardo Kobra em Nova York. Fonte
banksy6
Intervenção crítica de Banksy em um muro. Fonte
416828_235246149936372_1679578666_n.jpg
Intervenção crítica dos Gêmeos em um viaduto de São Paulo. Fonte

Outra categoria de intervenção são as esculturas, capazes de gerar grande impacto mesmo nas diferentes escalas em que podem se apresentar. A artista Nele Azevedo mostra a potência que pequenas esculturas podem ter na mobilização do imaginário popular. Ela espalhou 5 mil pequenas figuras de gelo em uma escadaria do Reino Unido, relembrando as vítimas da Segunda Guerra Mundial. A efemeridade das esculturas, que iam derretendo com o passar do tempo mostrava que, mesmo tendo decorrido muito tempo desde a Guerra, seus efeitos ainda são sentidos, e as escadarias pingando água simulavam o choro pela perda de tantas vítimas.

Nele-Azevedo-12.jpg
Obra Monumento Mínimo, da brasileira Nele Azevedo. Fonte

No mesmo sentido, tem-se a obra de Isaac Cordal, que realiza esculturas em miniatura e encontra uma expressão bastante contundente na obra “Waiting for Climate Change”.  O obra reúne uma série de críticas ao retratar executivos, em alusão ao capitalismo, todos homens, criticando a diferença de gêneros, afundando em uma poça d’água, que representa a subida constante do nível dos mares. Apesar da pequena escala, a obra tange diverso temas e faz uma crítica contundente a vários setores e comportamentos da sociedade.

isaaccordal-interna.jpg
A Street Art em miniatura de Isaac Cordal. Fonte

Como pudemos observar, a intervenção urbana pode ser realizada por qualquer pessoa e ter variadas escalas, de pequeno ou grande porte, apresentando a possibilidade de questionar os padrões e acontecimentos da sociedade. Ao se valer da cidade como espaço expositivo, criando galerias a céu aberto, as intervenções tornam-se públicas facilmente e alcançam grande visibilidade.

_______________________

Se você gostou deste conteúdo ou tem alguma sugestão sobre temas a serem apresentados aqui ou sobre formas de melhorar o blog, comente ou entre em contato. Sua opinião é muito importante para nós!

Caso esteja interessado em um projeto arquitetônico, estudo de viabilidade ou projeto de interiores, nossa equipe terá o maior prazer em atendê-lo!
Acesse nosso site e conheça mais sobre o nosso trabalho e os serviços que oferecemos:
www.curvo.com.br

Logo.png

(47) 32687194

curvoarquitetura@hotmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s