Projetos para Halls de Entrada

Por ser um lugar de passagem, é muito comum que o hall de entrada não receba o devido valor e atenção quando é executado. No entanto, seja em casa ou em apartamento, este cômodo é o cartão de boas-vindas aos convidados que frequentam o local e por isso sua importância deve ser reconhecida a fim de causar uma primeira impressão agradável.

Encarando o hall, então, como uma área de recepção, sua decoração pode ser pensada de modo a interagir com os outros ambientes da área social, integrando-os e proporcionando continuidade. Por ser um ambiente geralmente de menores dimensões, podem ser utilizados elementos e materiais que deem impressão de maior amplitude espacial, como os espelhos, os elementos horizontais de apoio, as cores mais claras e a iluminação pontual capaz de valorizar revestimentos e peças decorativas, por exemplo. Aqui estão expostos alguns halls de entrada com composições inspiradoras:

58e26e7ad1f5d853d8363dfae03695fa.jpg2.jpg
Destaque à iluminação. Fonte

Neste projeto, percebe-se o destaque dado pela iluminação a fim de delimitar o caminho, orientando o usuário a percorrê-lo, e valorizar peças a serem expostas no aparador. Próximo a este, na parede lateral, o painel de madeira geométrico e modulado também está valorizado pela iluminação, proporcionando uma sensação de aconchego e receptividade aos visitantes. Pode-se vislumbrar que não se faz necessário dispor inúmeros elementos decorativos no espaço. Uma vez que este é relativamente pequeno, o trabalho com poucas peças inseridas e que explora mais o revestimento das superfícies e a iluminação facilita sua composição, mantendo-o organizado, racional e liberando uma circulação confortável pelo seu interior.

96e3c3ed9accdd33357d7a63ab4252dd.jpg2.jpg
Destaque ao espelho. Fonte

Neste outro exemplo, o elemento destaque é o espelho. Recobrindo toda a parede localizada em frente à porta de entrada, o espelho automaticamente amplia o espaço, além de trazer sofisticação a ele. É importante destacar a paginação do espelho. Neste caso, como toda a composição do hall é bastante minimalista, optou-se por fazer apenas uma emenda central, tornando a superfície espelhada mais uniforma. No exemplo a seguir já se pode visualizar uma paginação no espelho, que também assume, então, um caráter decorativo.

cdac1e85bc9828324e1a02a20d10210d-jpg2
Hall com cores claras e elementos sutis, destacando o espelho de paginação modulada. Fonte
0f2268f74560b85c48a8d1d00a5445a4
Hall com uma peça decorativa presa à parede. Fonte

Os quadros e elementos fixados nas paredes também são uma ótima alternativa para quem pretende valorizar o hall sem ocupar muito espaço. Com uma iluminação adequada para valorizá-los, o ambiente se torna interessante e receptivo, como nos projetos expostos acima.

a058f952349f1019fea91b89acf82f48.jpg2.jpg
Painel vazado usado como elemento decorativo. Fonte

No mesmo sentido, outros elementos que podem ser explorados nos espaços de hall são os painéis vazados, que podem ser usados tanto na divisão de ambientes, como sobrepostos às paredes. Nestes casos, ilustrados na imagem recém exposta, pode-se explorar o contraste entre as cores da parede e do painel, e pode-se valorizá-lo com a iluminação, gerando um ponto de interesse que não ocupa muito espaço e não prejudica a circulação, sem deixar de criar um ponto de interesse no espaço.

6_localplants_1-jpg2
Hall de residência. Fonte

Até então foram expostos halls de edifícios. Nos casos de halls de entrada de residências, entretanto, tem-se uma liberdade maior de composição e desenho. Pode-se, por exemplo, trabalhar com vegetação e os elementos água, terra e fogo, como exposto na imagem recém exposta. Neste caso, o caminho foi delimitado por um espelho d’água e uma cascata de plantas trepadeiras, que trazem uma sensação de relaxamento e tranquilidade a quem passa pelo local sem criar uma barreira visual incisiva, permitindo que o espaço de corredor seja ampliado para além de seu limite físico.

Com os exemplos aqui apresentados percebe-se a enormidade de soluções compositivas a serem exploradas nos halls de entrada. Aliando criatividade às estratégias aqui descritas, pode-se dar origem a um hall confortável, aconchegante e sofisticado, capaz de expressar a personalidade tanto de espaços corporativos, como residenciais, sejam eles edifícios em altura ou residências unifamiliares.

__________________________

Se você gostou deste conteúdo ou tem alguma sugestão sobre temas a serem apresentados aqui ou sobre formas de melhorar o blog, comente ou entre em contato. Sua opinião é muito importante para nós!

Caso esteja interessado em um projeto arquitetônico, estudo de viabilidade ou projeto de interiores, nossa equipe terá o maior prazer em atendê-lo!
Acesse nosso site e conheça mais sobre o nosso trabalho e os serviços que oferecemos:
www.curvo.com.br

Logo.png

(47) 32687194

curvoarquitetura@hotmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s