Projetos para Banheiros

O desenho de banheiros e lavabos são um desafio para os arquitetos. As pequenas dimensões que aparecem com frequência e a restrição que a função de certa forma acarreta podem ser elementos inibidores da inovação no desenho destes ambientes. A criatividade, entretanto, pode reverter este quadro, valendo-se tanto de recursos para simular uma amplitude espacial maior, como incorporando novas funções, materiais e atmosferas nos banheiros.
Assim como na maioria do projeto de interiores, vários elementos devem ser escolhidos e dispostos com cuidado para alcançar uma composição agradável e harmoniosa, dentre eles destacam-se: o cuidado com a iluminação, a regulação dos níveis de privacidade, a escolha criteriosa das louças e dos metais, a cautela na aplicação de revestimentos, a garantia de ventilação natural abundante, a funcionalidade e a praticidade no manuseio dos equipamentos correspondentes. Selecionamos alguns exemplos de banheiros criativos para exemplificar como a exploração inteligente destes elementos pode culminar em uma composição muito interessante:

 

Iluminação

A iluminação correta para os banheiros varia conforme as atividades que cada usuário gostaria de desempenhar em seu interior. Além de uma luz geral que facilite a visibilidade no ambiente, pode-se trabalhar com a luz indireta em tons mais amarelados, a fim de conferir uma atmosfera mais confortável no espaço. A luz indireta localizada próximo da bancada também é uma importante alidada para auxiliar na visibilidade em frente ao espelho.

IMG_0691 (Editado).PNG
Exemplo de iluminação indireta próximo ao espelho. Fonte
IMG_0693 (Editado).PNG
Exemplo de ambiência criada com iluminação indireta. Fonte

 

Privacidade

A regulação dos diversos níveis de privacidade nos banheiros também são elementos que podem auxiliar na composição do espaço. A privacidade necessária para algumas funções pode contrastar com áreas abertas e em contato com o exterior, permitindo não só uma vista relaxante e privilegiada, como a garantia de iluminação e ventilação naturais. Além disso, pelo conceito do banheiro ter sido socialmente construído como um lugar sujo, o uso da integração transcende certos preconceitos culturais e permite a execução de projetos mais ousados e criativos.

10553850_803838409648763_8316363142151977625_o.jpg
Exemplo de regulação de privacidade de acordo com as funções. Fonte
485882_478005548899591_919616984_n.jpg
Exemplo de integração com o quarto. Fonte

 

Louças e metais

Escolher louças e metais cujo desenho seja harmônico com relação aos demais elementos compositivos do espaço são elemento indispensável para a composição dos banheiros. Atualmente, estão disponíveis no mercado diversas linhas de louças e metais, com uma vasta gama de valores, cores e desenhos, a fim de atender às exigências de todos os consumidores. Apesar disso, podem ser mais vantajoso, dependendo o caso, o uso das pias esculpidas. Mais indicadas em lugares de uso menos frequentes, como lavabos e banheiros sociais por sua dificuldade um pouco maior de manutenção, as cubas esculpidas são grandes aliadas no desenho mais limpo de bancadas em banheiros, e seu preço, dependendo do material, é tão acessível quanto o preço de uma cuba tradicional.

banheira-design-omvivo.jpg
Destaque para composição retilínea seguindo o padrão e alinhamento a banheira. Fonte
995692_10151526350301234_1653120992_n.jpg
Exemplo em que a banheira escultórica se torna o foco do espaço. Fonte

Revestimentos

Inúmeras são as opções de revestimentos disponíveis, entretanto, para aplicação específica em áreas molhadas, é preciso considerar que o leque de produtos diminui bastante. Isto se deve ao fato de serem áreas onde o desenvolvimento de fungos é muito favorecido em função da umidade presente. Desta maneira, deve-se evitar a aplicação de revestimentos com muitas ranhuras, revestimentos tridimensionais, especialmente na área do chuveiro, e peças muito pequenas que possam dificultar o processo de limpeza. O método de aplicação do revestimento e o material do qual ele é composto também são importantes aliados na sua durabilidade e facilidade de manutenção e, portanto, deve ser observado ainda em fase de projeto. Os revestimentos mais comuns, famosos por trazerem aconchego e auxiliarem na criação de atmosferas relaxantes são as madeiras que, com o devido tratamento, se tornam materiais de fácil manutenção e boa durabilidade.

httpsbr.pinterest.compin331507222547424102.jpg
Exemplo de revestimento adequado para banheiros. Fonte
httpsbr.pinterest.compin306737424601989139.jpg
Exemplo de revestimento interessante adequado para banheiros. Fonte

 

Ventilação natural

Em função da grande quantidade de umidade gerada nos banheiros, especialmente no inverno, a observância de ventilação e iluminação naturais podem auxiliar na assepsia do local evitando o aparecimento de mofo e a criação de camadas de fungos. A integração com o exterior, desde que garantida a privacidade necessária, se torna uma importante aliada neste sentido. Além disso, a incorporação de paisagens naturais ou mesmo de vegetação ornamental no banheiro ajudam a criar uma ambiência alegre e descontraída.

1010906_10151527066861234_516357858_n.jpg
Exemplo de composição que facilita a incidência de ventilação e iluminação naturais. Fonte
530152_484807971529769_1225344241_n.jpg
Exemplo de conexão com o exterior. Fonte

Funcionalidade

Além de uma estética interessante, também é necessário que os banheiros sejam funcionais, facilitando o desempenho de todas as funções que ele abriga. Neste sentido o desenho da bancada assume grande relevância, especialmente se ela funciona com generosos espaços de armazenamento e com uma reserva de área de apoio para equipamentos. Destacamos, também, o recurso da espelheira, que permite ocultar os materiais, mantendo fácil acesso a eles, além de ainda ganhar espaço aéreo no ambiente.

galleriapgcphoto13.jpg
Exemplo do emprego da espelheira como móvel aéreo para armazenar materiais e como fonte de iluminação indireta. Fonte
The-Warehaus-05-800x534.jpg
Exemplo de composição com gavetas, nichos e espelheira para auxiliar na funcionalidade do espaço. Fonte

 

Estes e outros exemplos demonstram como o tema dos banheiros pode ser explorado de modo criativo, indo muito além de suas funções e dos preconceitos sociais que rondam este tema. É possível inovar e valer-se de recursos não convencionais sem deixar de visar a praticidade e funcionalidade do ambiente. Desta forma pode-se configurar ambientes confortáveis e de forte apelo visual, transformando também este tipo de espaço em espaços de boa arquitetura.

______________________

Se você gostou deste conteúdo ou tem alguma sugestão sobre temas a serem apresentados aqui ou sobre formas de melhorar o blog, comente ou entre em contato. Sua opinião é muito importante para nós!

Caso esteja interessado em um projeto arquitetônico, estudo de viabilidade ou projeto de interiores, nossa equipe terá o maior prazer em atendê-lo!

Acesse nosso site e conheça mais sobre o nosso trabalho e os serviços que oferecemos:
www.curvo.com.br

Logo.png

(47) 32687194

curvoarquitetura@hotmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s