A Arquitetura de Templos na atualidade

Independente da religião que representem, os templos são importantes programas de experimentação para os arquitetos. Em função do apelo místico presente em qualquer crença, os arquitetos se veem impelidos a buscar uma arquitetura sublime, delicada e sensível, capaz de traduzí-lo tanto a partir da forma ou dos jogos de luz e sombra, como da expressão da própria materialidade da obra ao conceber edifícios com caráter sacro.

Inúmeros são os exemplos de templos de arquiteturas invejáveis, e a própria história da Igreja Católica pode ser revisitada a partir da análise da evolução de seu espaço. Neste sentido, percebe-se que a geometria, a organização de layout, as relações de proporção, a distribuição das funções no espaço, os materiais e o trabalho com a luz são elementos de grande poder expressivo, capazes de compor espaços harmoniosos e coerentes com a ideologia que representa.
Separamos alguns exemplos de templos que transitam entre o moderno e o contemporâneo, destacando o poder de abstração que grandes mestres da arquitetura como Le Corbusier e Tadao Ando possuíram ao concebê-los. Talvez seja esta a evolução que a concepção de espaços com este caráter tenha alcançado: a desconstrução das interpretações literais e a busca pela expressão máxima do divino a partir de um ponto simples e enfático, em resposta às sinfonias barrocas e rococós e à imponência gótica, por exemplo.

 

Capela de Ronchamp (Le Corbusier)

Um bom exemplo para isso é a Capela de Ronchamp (Notre-Dame du Haut), de Le Corbusier, construída em um lugar de peregrinação para substituir a antiga igreja bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial. O edifício robusto com uma cobertura que lembra o casco de um barco se insere na paisagem com grande peso visual, como demonstrando a solidez da instituição e da divindade que representa. Interiormente, entretanto, este peso é diluído com a separação da cobertura das vedações, deixando um rasgo de luz em todo o perímetro do edifício. A luz também penetra através das aberturas coloridas e irregulares que o arquiteto desenhou, fazendo com que sua atmosfera esteja em constante movimento ao longo do dia.

 

247452341_637f334549.jpg
Exterior da Capela de Ronchamp. Fonte
8066514711_b4603dabde_c.jpg
Interior da Capela de Ronchamp. Fonte

 

Igreja São Bonifácio (Hans Broos)

O mesmo efeito visual conseguido por Le Corbusier ecoa na obra de Hans Broos, especifiamente na Igreja de São Bonifácio, em Santa Catarina, com grandes aberturas zenitais que fazem a luz natural inundar a grande caixa de concreto. É neste sentido que a solidez de Ronchamp também se relaciona a este robusto edifício. A entrada na Igreja do complexo que também abriga um centro social e amplo espaço público se transforma em um ritual que é acompanhado pela via crucis até culminar no altar.

Resultado de imagem para igreja de sao bonifacio
Exterior da Igreja de São Bonfácio. Fonte
Resultado de imagem para igreja de sao bonifacio
Interior da Igreja de São Bonifácio. Fonte

 

Catedral de Brasília (Niemeyer)

A mesma importância conferida por Hans Broos ao percurso cenográfico se faz presente na obra de Niemeyer para a Catedral de Brasília: Dezesseis pilares curvos dispostos radialmente configuram a cobertura circular da edificação semienterrada cujo acesso se inicia em um plano abaixo do nível da calçada, a partir de uma rampa pequena e escura com importante valor metafórico na busca pelo divino. A monumentalidade da obra, o ponto focal de encontro ascendente entre os pilares e a abundante entrada de iluminação natural, filtrada pelos vitrais, são pontos de destaque que contribuem para a criação da atmosfera sacra do lugar.

Imagem relacionada
Exterior da Capela de Brasília, com destaque para a rampa de acesso. Fonte
Resultado de imagem para catedral de brasilia
Interior da Capela de Brasília. Fonte

Igreja da Luz (Tadao Ando)

 

Outro templo cuja atmosfera é igualmente hipnotizante é a Igreja da Luz, de Tadao Ando. Valendo-se de um recurso simples – duas fendas que se cruzam em forma de cruz -, o arquiteto encerra no espaço a discussão sobre os dualismos que fundamentam as religiões. A pureza do ambiente fazem com que toda a atenção recaia sobre este elemento, potencializando-o em uma arquitetura sublime e favorecendo a introspecção no espaço meditativo.

Imagem relacionada
Interior da Igreja da Luz. Fonte
httpsbr.pinterest.compin66146688255380019.jpg
Detalhe do cruzamento entre as fendas. Fonte

 

Igreja sobre a Água (Tadao Ando)

A Igreja sobre a Água, do mesmo arquiteto, alcança efeitos similares com uma proposta diametralmente oposta. O isolamento da Igreja da Luz é completamente quebrado nesta outra arquitetura pelas constantes interpenetrações entre natureza e espaço edificado. O uso do vidro em contraponto com o concreto é muito mais extensivo, abrindo janelas para a vegetação posterior e para o lago que fica na região do altar. Neste caso, a natureza é a principal e o contraponto entre o interior limitado e o exterior infinito são a grande metáfora na busca pelo divino.

Imagem relacionada
Conexão interior-exterior da Igreja sobre a Água. Fonte

 

Independente dos recursos utilizados para expressar a religião no espaço o programa sacro é extensivamente explorado por arquitetos e demais profissionais da área. O grande sucesso que mestres da arquitetura alcançaram em seus projetos, a exemplo dos que foram aqui apresentados, se deve, em parte, ao grande repertório que este programa apresenta. O desafio da abstração, entretanto, e a possibilidade de se trabalhar com a arquitetura em sua máxima expressão, unindo seus vários elementos em uma comunhão inteligente e sublime, fazem com que a arquitetura de templos seja um assunto inesgotável, fonte de grande inspiração.

______________________

Se você gostou deste conteúdo ou tem alguma sugestão sobre temas a serem apresentados aqui ou sobre formas de melhorar o blog, comente ou entre em contato. Sua opinião é muito importante para nós!

Caso esteja interessado em um projeto arquitetônico, estudo de viabilidade ou projeto de interiores, nossa equipe terá o maior prazer em atendê-lo!
Acesse nosso site e conheça mais sobre o nosso trabalho e os serviços que oferecemos:
www.curvo.com.br

Logo.png

(47) 32687194

curvoarquitetura@hotmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s