Projetos para espaços pequenos

As dimensões e a geometria dos ambientes são, para arquitetos e designers, fonte de grandes desafios e possibilidades. Pouco se aproveita um ambiente que é dotado de uma metragem generosa se sua geometria não favorecer a disposição racional de mobiliário, o que demonstra que a dimensão não influencia diretamente na qualidade arquitetônica. Espaços pequenos podem ser confortáveis e muito agradáveis, pois as pequenas dimensões já trazem intrínseca a sensação de aconchego, grande aliada em ambientes como quartos, salas de leitura e espaços de estar que favoreçam um lazer mais introspectivo.
Alguns recursos podem ser aplicados para ajudar a atenuar a sensação visual de pequenez no espaço. Talvez o recurso mais famoso seja o espelho que, entretanto, deve ser empregado com cuidado. Embora o senso comum diga que o espelho é capaz de duplicar o espaço, ele ainda é percebido pelo usuário como um plano inserido no espaço, portanto, sua geometria deve estar definida de acordo com este. Por exemplo: de nada adianta um espaço muito estreito ter sua menor face completamente revestida de espelho. Seria mais inteligente arranjá-lo horizontalmente em tal face, pois esta lógica equilibra a composição e atenua um pouco a pequena dimensão daquele plano.

Resultado de imagem para lustro w łazience podświetlane
Exemplo de espelho disposto na horizontal, alongando a face na qual se insere. Fonte
b047624eab6f095e17f821451a6ca4ff.jpg
Exemplo de composição com linhas, nichos e espelho horizontal em duas paredes,  conferindo continuidade visual ao espaço. Fonte

Esta discussão já introduz a ideia definidora de outro recurso que pode ser amplamente utilizado em espaços com dimensões reduzidas: a composição com linhas retas horizontais. A linha é como um percurso que atrai o olhar e o direciona para onde aponta. Desta maneira e de modo geral, pode-se dizer que as linhas ajudam a ampliar a face na qual se inserem. Elas podem ser exploradas tanto em um padrão de papel de parede, como na imagem emoldurada por um quadro, na composição de um painel ou nos próprios frisos que o compõem.

perf2_imagem3.jpg
Exemplo da aplicação de um móvel aéreo horizontal disposto na menor parede do ambiente, equilibrando sua composição. Fonte
6_1405427359.jpg
Exemplo de destaque de uma linha horizontal na composição de uma parede, alongando esta dimensão. Fonte

Além destes, ressaltamos um último recurso que pode fazer grande diferença em espaços pequenos: o uso de nichos esculpidos na própria parede. Embora ele tenha se popularizado atualmente nos banheiros, Le Corbusier já nos mostra em sua Unité d’Habitation que os nichos podem ser empregados em outros ambientes. A grande vantagem é que eles não ocupam espaço aéreo como prateleiras e paineis que podem acabar restringindo a circulação.

httpazureazure.comculturele-corbusier-in-all-his-artistic-glory-at-moma-547.jpg
Interior de um módulo da Unité d’Habitation com nichos nas paredes (Le Corbusier). Fonte
525b64a501fd05a3b52775e9f618799e.jpg
Exemplo de rasgo envidraçado em uma parede, conferindo um ponto de interesse no espaço sem prejudicar a área de circulação. Fonte

Existem ainda muitos outros elementos que podem auxiliar na composição de espaços pequenos, – como as cores, os objetos de decoração, padrões de tapetes, entre outros – e as regras são muito vagas para serem enunciadas como tal. A experimentação e a criatividade se tornam, então, os principais instrumentos de trabalho para auxiliar na criação de uma ambiência confortável e funcional independente da geometria ou da dimensão do ambiente.
______________________

Se você gostou deste conteúdo ou tem alguma sugestão sobre temas a serem apresentados aqui ou sobre formas de melhorar o blog, comente ou entre em contato. Sua opinião é muito importante para nós!

Caso esteja interessado em um projeto arquitetônico, estudo de viabilidade ou projeto de interiores, nossa equipe terá o maior prazer em atendê-lo!
Acesse nosso site e conheça mais sobre o nosso trabalho e os serviços que oferecemos:
www.curvo.com.br

Logo.png

(47) 32687194

curvoarquitetura@hotmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s