Criações de Arquitetos fora da Arquitetura

A arquitetura é um campo bastante amplo que permite a seus profissionais atuarem de várias maneiras. Este generoso leque é complementado por incursões de arquitetos em áreas adjacentes, especialmente no design, criando desde objetos a intervenções sensoriais que podem intensificar as experiências arquitetônicas e transferir seus preceitos a uma nova concepção material. Selecionamos algumas criações de arquitetos renomados fora da arquitetura, expondo parte das possibilidades das quais um profissional criativo e inovador pode se apropriar:
As cadeiras

Uma das incursões mais comuns dos arquitetos a outros campos se refere ao desenho de mobiliário, especialmente cadeiras, sofás e similares. Dentre os arquitetos mais famosos com criações nesta área, destacamos Le Corbusier, com seu clássico sofá LC2 e Oscar Niemeyer, especialmente com sua cadeira de balanço, a Chaise Rio de 1977. Um dos nomes mais famosos nesta área, entretanto, é o do casal Eames, que emplacou um dos modelos de cadeira mais usado hoje em projetos de interiores: a Cadeira DAR, disponível em várias versões. Outra criação consagrada de Charles com sua esposa, Ray Eames, foi a Lounge Chair e Ottoman, cujo conforto e estética fazem de seu projeto um desenho atemporal.

Resultado de imagem para sofá lc2 le corbusier
Sofá LC2 (Le Corbusier). Fonte
Resultado de imagem para chaise Rio
Chaise Rio (Oscar Niemeyer). Fonte
Imagem relacionada
DAR Chair (Charles e Ray Eames). Fonte

 

Resultado de imagem para Lounge Chair e ottoman
Eames Lounge Chair & Ottoman (Charles e Ray Eames). Fonte

 

Troféus

Ousados e criativos também são os desenhos de troféus feitos por arquitetos. As explorações conceituais e a capacidade de abstração exercitados na profissão permitem transportar a um objeto símbolo da vitória, as virtudes que ela exalta. Exemplos disso são o troféu desenhado por Oscar Niemeyer para o GP do Brasil em 2008, que remete tanto ao volante de um carro de Fórmula 1, quanto a elementos de sua própria linguagem, referenciando o objeto ao país onde o Prêmio foi concedido, e os troféus desenhados por Ruy Othake para o prêmio que leva seu nome.

Resultado de imagem para troféu niemeyer gp 2008 brasil
Troféu do GP do Brasil (Oscar Niemeyer). Fonte
Resultado de imagem para troféu ruy ohtake
Um dos troféus Ruy Ohtake. Fonte

 

Peças de vestuário

As peças de vestuário desenhadas por arquitetos mais famosas são os sapatos criados por Zaha Hadid. Seu domínio da estrutura e a ousadia exaltada em suas obras também se refletem nas peças lançadas por marcas famosas de sapatos, como a Melissa. Os objetos, que remetem desde ao scarpin tradicional até formas completamente desconstruídas, são o ápice da ousadia e da criatividade, unindo originalidade com formas orgânicas e inusitadas. O método produtivo, muitas vezes feito a partir de impressão 3D, também são intercâmbios interessantes da arquitetura com a produção de outros tipos de objetos.

Resultado de imagem para zaha hadid shoes
Sapato Flames (Zaha Hadid). Fonte

 

Muitos outros exemplos ainda podem ser encontrados neste sentido, o que mostra a vantagem de se lidar com uma profissão multidisciplinar e criativa, rompendo barreiras e transcendendo os limites de sua atuação. Há, entretanto, que se respeitar as diversas profissões que lidam com estas criações, valendo-se do intercâmbio entre pesssoas e áreas para melhorar os objetos, espaços e sensações.
______________________

Se você gostou deste conteúdo ou tem alguma sugestão sobre temas a serem apresentados aqui ou sobre formas de melhorar o blog, comente ou entre em contato. Sua opinião é muito importante para nós!

Caso esteja interessado em um projeto arquitetônico, estudo de viabilidade ou projeto de interiores, nossa equipe terá o maior prazer em atendê-lo!
Acesse nosso site e conheça mais sobre o nosso trabalho e os serviços que oferecemos:
www.curvo.com.br

Logo.png

(47) 32687194

curvoarquitetura@hotmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s